Férias Solidárias

O projeto Férias Solidárias é um voluntariado com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de comunidades necessitadas em cidades do interior.

Como Funciona

Durante uma semana no período das férias escolares, estudantes do Ensino Médio e universitárias viajam para uma cidade do interior e se reúnem para realizar diferentes atividades com as crianças e demais moradores da região.

As atividades incluem oficinas lúdico recreativas, artesanato, teatro, visitas às casas das famílias, bazar e diversas outras atividades que possam contribuir positivamente para vida da comunidade local.

Informações sobre o projeto

Quem acompanha as voluntárias?
As voluntárias são acompanhadas por coordenadoras de outros projetos de voluntariado que acontecem no jacamar.

Hospedagem
Na maioria das vezes, as voluntárias dormem na escola onde irão realizar as atividades.

Alimentação
Algumas prefeituras oferecem a alimentação. Quando isso não acontece, os alimentos são comprados em São Paulo para que, juntas, voluntárias e coordenadoras possam preparar as refeições.

Instruções para inscrição

Pré-requisitos:

  • Universitárias 
  • 17 a 26 anos

Duração:

  • O projeto tem duração de 5 a 7 dias.

Curiosidades

Como é feita a seleção das cidades?

No início do semestre, enviamos um projeto explicando o funcionamento do Férias Solidárias para as prefeituras de diversos municípios de São Paulo, e solicitamos apoio com alimentação, transporte e alojamento para as voluntárias. Quando tudo está encaminhado, as responsáveis pelo projeto visitam a cidade para os acertos finais.

Com que dinheiro realizam as atividades?

O custeamento das atividades sempre depende de quanto apoio o projeto recebe das prefeituras. Existe, também, uma taxa de inscrição para as voluntárias (o valor também depende do apoio da prefeitura) e, quando necessário, arrecadamos dinheiro com as vendas no bazar por preços simbólicos. Além disso, também recebemos doações de voluntárias e conhecidos.

  • "O projeto é maravilhoso para uma formação como cidadã do mundo. Naqueles dias junto com as meninas e todas as crianças pude perceber como um bom trabalho em equipe, com sintonia, com dedicação e entrega total de si mesmo podem gerar grandes frutos."

    Letícia Mayumi Moriyama
    Letícia Mayumi Moriyama Estudante de medicina, participou das Férias Solidárias de 2017

Realizado por AFESU

afesu

A AFESU tem por Missão investir em educação, formação humana e profissionalização de mulheres jovens e adultas em situação de vulnerabilidade social.

Jacamar

Entre em contato conosco!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar