Sobre o Opus Dei

Você sabe o que é o Opus Dei?

Pense em uma pessoa feliz. Não como as dos filmes da Disney ou das propagandas de margarina, mas como aquela pessoa de sua família que faz todos sorrirem quando aparece. Como a colega de trabalho que torna o ambiente mais leve com seu bom humor. Como aquela pessoa que ama o que faz, mas não necessariamente faz apenas o que ama. Como a gerente de banco que resolve todos os seus problemas , ou o zelador do prédio que sempre ajuda todos os moradores…

O que isso tem a ver com o Opus Dei? A Obra, como a chamamos carinhosamente, é uma instituição da Igreja Católica que tem por objetivo ajudar-nos a sermos estas pessoas: mulheres e homens capazes de transformar o mundo em um lugar mais amável para se viver. Não através de coisas extraordinárias, mas por meio dos detalhes do dia a dia, fazendo muito bem o trabalho com amor e por amor!

O trabalho como forma de encontrar a Deus

Nem sempre é fácil fazer isso na prática. Você é capaz de acordar cedo numa segunda-feira e ir trabalhar com um sorriso no rosto? Isso só é possível se temos um grande sentido para a vida e se desenvolvemos a capacidade de lembrar-nos sempre disso, especialmente quando as coisas se tornam mais difíceis.

Descobrir o verdadeiro valor do que fazemos: entender que as coisas do cotidiano feitas com amor e por amor transformam tudo. Como em um dia em que você chega em casa cansada e sua mãe te recebe com um beijo carinhoso e um copo de suco gelado… Essa simples ação não mudou nada substancialmente no mundo, mas tocou seu coração e você provavelmente será mais amável com os outros depois disso. Ou quando no trabalho você recebe um relatório muito bem acabado e que não vai nem mesmo precisar ser revisado: alguém que às vezes nem sabemos quem foi, fez muito bem seu trabalho.

Para conseguir ser sempre carinhosa com os outros e fazer bem os deveres, não basta apenas ter boa vontade. É preciso desenvolver qualidades interiores que ajudem a viver desta forma, conquistar virtudes como a generosidade, a sinceridade, o bom humor, a laboriosidade. No Opus Dei, nos ajudam a conhecer melhor essas virtudes e a adquiri-las. Não simplesmente para sermos melhores, mas para que possamos ajudar cada um à nossa volta.

No cristianismo, acreditamos que fazer o bem ao próximo é amar o próprio Deus. Um trabalho feito por amor ao próximo é também uma maneira de nos aproximarmos mais de Deus. O fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá, costumava dizer que um tempo de estudo pode ser uma forma de oração. Para isso não é preciso fazer nada diferente, basta oferecer para Deus o que fazemos e realizar aquela tarefa como se preparássemos um presente para a pessoa que amamos: com toda perfeição humana possível e com muito carinho.

Isso vale para qualquer atividade humana bem feita: o estudo, o trabalho, o cuidado do lar, a diversão com as amigas… Tudo feito com amor pode ser uma maneira de encontrar a Deus!

Imagine se muitos procurarem viver suas vidas assim: um mundo repleto de pessoas buscando fazer bem cada coisa, cuidando dos detalhes e procurando tratar com carinho a todos. É pela busca de trazer isso à realidade que o Opus Dei existe.

Como o Opus Dei difunde essa mensagem?

A principal maneira para ajudar as pessoas a encontrarem Deus no meio das coisas simples do dia a dia é através da amizade. Cada pessoa que participa do Opus Dei procura ser um ponto de apoio para seus amigos: uma pessoa que traga paz e alegria para seu ambiente de trabalho, trabalhe muito bem sempre pensando nos outros, e que saiba ouvir e mostrar como podemos ver a Deus mesmo nas dificuldades de cada jornada.

A mensagem do Opus Dei transmite-se principalmente assim: de amiga para amiga, por “atração”, em que cada uma descobre como encontrar Deus a cada momento.

menias-opus-dei

O Opus Dei também nos ajuda através de palestras, direção espiritual, retiros e outros meios comuns a muitas outras instituições da Igreja. Esses encontros com frequencia se dão em centros culturais, como é o caso do Jacamar.

A mensagem também é vivida e difundida por meio de trabalhos de voluntariado, congressos, viagens e tudo que ajude as pessoas a conviverem, realizar bem suas tarefas e ajudar os outros. Aqui no Jacamar você pode encontrar todas essas atividades.

Quer conhecer mais? Escreva-nos e combine uma visita!
contato@jacamar.org.br

No site do Opus Dei você também pode encontrar muitas informações detalhadas, depoimentos, textos para reflexão, vídeos, etc:
www.opusdei.org.br

Jacamar

Entre em contato conosco!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar