O Opus Dei em São Paulo

Onde começou o Opus Dei?

O Opus Dei começou em 1928, fundado por São Josemaría Escrivá em Madrid, na Espanha. Para a Igreja Católica, é uma instituição bem nova, com menos de um século: uma filha pequena para uma Mãe com mais de 2.000 anos.

Mesmo sendo uma instituição jovem, o Opus Dei foi sempre acolhido com muito carinho por todos os Papas desde então.

opus-dei2

Em 1946, a sede do Opus Dei foi para Roma justamente para estar próxima ao Papa e para mostrar que ela, como parte da Igreja, está para servir o mundo todo.

Ainda na década de 40, o Opus Dei já havia começado seu trabalho em vários países da Europa (Portugal, Itália e outros) e da América (México e Estados Unidos).

O início em cada país sempre foi bastante semelhante. Algumas poucas pessoas vão para o novo país e lá começam a construir novamente suas vidas: a buscar trabalho, conhecer novos amigos, contar para as pessoas sobre como encontrar Deus no meio do mundo. E assim, pouco a pouco, mais pessoas vão entendendo e ajudando a difundir essa mensagem.

Hoje, existem cerca de 92.000 pessoas do Opus Dei espalhadas por todos os continentes em centenas de cidades diferentes.

Atualmente, o responsável pelo Opus Dei é Mons. Fernando Ocáriz.

39184829425_97b1d45d2e_o
Mons. Fernando Ocáriz em sua visita a São Paulo.

Onde está o Opus Dei no Brasil?

Em 1957 começaram as atividades do Opus Dei no Brasil. A primeira cidade foi Marília (interior de São Paulo), mas foi em São Paulo que o Opus Dei se estabeleceu de forma mais definitiva. No Brasil há de forma permanente atividades de formação do Opus Dei em cerca 12 cidades diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Campinas e outras.

Estudante fazendo pergunta para Mons. Fernando Ocáriz em sua visita ao Brasil.

Há atividades dos tipos mais variados em todo o país! Escolas técnicas, Centros Culturais, atividades para jovens, para famílias, etc… No botão abaixo que leva para o site do Opus Dei você vai encontrar várias dessas atividades:

Opus Dei em São Paulo

Em 1959, foi inaugurado o primeiro Centro do Opus Dei em São Paulo. Logo, em 1960, nasceu o Jacamar! Começamos na rua Gabriel Monteiro da Silva.

Com trabalho e principalmente com muita ajuda de Deus, outras iniciativas começaram: os centros culturais Angra, Vereda, Butantã, Aclimação, Leme, Estela e também centros com atividades de grande impacto social como Veleiros, Moinho e Morro Velho.

No Jacamar, procuramos ajudar de forma especial as universitárias, mas atualmente existem atividades para pessoas das mais diferentes profissões e idade. Cada uma dessas atividades busca atender de forma geral a um público-alvo para que, assim, possa ajudar de forma mais personalizada cada pessoa.

Opus Dei no Bairro Bela Vista

Além da presença do Centro Cultural Jacamar, o bairro da Bela Vista está ligado à história do Opus Dei de outra forma muito interessante. Monsenhor José Mayer Paine, que era Pároco Emérito da Paróquia Santa Generosa, em São Paulo, onde atuou como Pároco por mais de seis décadas, encontrou pessoalmente o Fundador do Opus Dei.

opus-dei-539c2fb6dda87d364beb0706074ef624
Jacamar

Entre em contato conosco!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar